Responsável por desenvolver um sistema pioneiro para centrais de regulação de vagas, a empresa registrou 6,8 milhões de regulações no 1º quadrimestre de 2019.
A Duosystem, empresa de tecnologia especializada em inteligência e inovação em saúde e responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma pioneira usada atualmente por centrais de vagas do SUS, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás registrou um balanço positivo na intermediação de regulações no primeiro quadrimestre de 2019. Somente neste ano, a utilização da tecnologia nos sistemas permitiu o agendamento de 6,1 milhões de regulações ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos), 249,9 mil regulações de urgência e 427,1 mil regulações de leitos nos três estados.
A plataforma tecnológica da Duosystem permite às unidades de saúde, manterem contato em tempo real com médicos e técnicos das centrais de vagas, agilizando internações e a marcação de consultas e exames, por exemplo. O sistema possibilita o acompanhamento e a regulação de leitos, pré-hospitalar, urgências e ambulatorial, baseados na otimização de recursos e em protocolos clínicos. As informações geradas no sistema garantem a produção de relatórios, que proporcionam ao gestor, a melhor tomada de decisão na distribuição dos recursos disponíveis.
Os avanços viabilizados pelos sistemas de regulação também garantem mecanismos de transparência na ordenação dos fluxos de acessos e serviços de saúde, sendo possível acompanhar, por exemplo, a posição dos pacientes em filas de atendimentos.
A modernização dos sistemas de tecnologia de informação no setor da Saúde tem proporcionado avanços significativos na gestão dos recursos disponíveis no SUS. “A informatização garante mais eficiência na gestão, controle e qualidade no atendimento prestado ao cidadão”. declara o diretor-presidente da Duosystem, João Paulo Baptista Campi.