Se o assunto é evolução, a Duosystem sempre tem mais para promover

Inovação em Saúde Pública. Confira o balanço de produtividade da empresa ao longo do mês de março de 2020, nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Duosystem é uma empresa de tecnologia, especializada em inteligência e inovação em saúde e responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma pioneira usada atualmente por centrais de regulação de vagas do Sistema Único de Saúde (SUS), em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. A plataforma tecnológica da Duosystem permite às unidades de saúde, manterem contato em tempo real com médicos e técnicos das centrais de vagas, agilizando internações e a marcação de consultas e exames, por exemplo. O sistema possibilita o acompanhamento e a regulação de leitos, pré-hospitalar, urgências e ambulatorial, baseados na otimização dos recursos e em protocolos clínicos. As informações geradas no sistema garantem a produção de relatórios, que proporcionam ao gestor, a melhor tomada de decisão na distribuição dos recursos disponíveis.

Nossas soluções auxiliam os profissionais de saúde, no gerenciamento de todo o processo de regulação, garantindo mais eficiência, agilidade e transparência nos procedimentos. “Para se ter ideia, o apoio da TI permitiu a intermediação e o agendamento de 956,3 mil consultas, 635,1 exames e procedimentos, além de 60,1 mil regulações de urgência e mais de 99,2 mil internações ao longo do mês de março de 2020 no estado de São Paulo”, afirma o presidente da empresa, João Paulo Baptista Campi. Experiências exitosas também podem ser registradas em outros locais em que a Duosystem disponibiliza seus sistemas voltados à otimização do processo de regulação. “No estado do Mato Grosso do Sul, por exemplo, contabilizamos mais de 9 mil regulações de consultas, exames e procedimentos, 6 mil de urgência e  321 internações no mês de março. No estado de Goiás, foram consolidadas mais de 3,9 mil regulações de urgência no mesmo período”, acrescenta João Paulo Baptista Campi.

Os avanços viabilizados pelos sistemas de regulação também garantem mecanismos de transparência na ordenação dos fluxos de acessos e serviços de saúde, sendo possível acompanhar, por exemplo, a posição dos pacientes em filas de atendimentos.

Cabe destacar que especialmente no estado de São Paulo, a Duosystem também está atuando diretamente em duas estratégias implantadas pelo Governo no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. No âmbito da regulação, foi implantado um plano de ação que determina entre outras práticas, a elaboração de um esquema especial de gestão de leitos hospitalares na rede pública de saúde. É neste momento que o sistema de regulação de vagas faz toda a diferença. A plataforma tecnológica da Duosystem, utilizada pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), serviço que operacionaliza as ações de regulação da Secretaria da Saúde, garante maior controle na gestão e acesso às unidades.

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo também adotou um novo modelo de atendimento para a prevenção do novo coronavírus nas farmácias de medicamentos especializados (alto custo), unidades estaduais que entregam remédios especializados à população. O “Remédio Agora”, desenvolvido pela Duosystem está atuando diretamente no combate à pandemia. Através da ferramenta, o usuário pode programar a ida à farmácia e, com poucos “cliques”, selecionar os remédios que utiliza, marcando a data e horário viáveis para retirá-los. O advento tecnológico contribui efetivamente para o acompanhamento e melhor gestão das filas, evitando aglomerações, especialmente nesta fase.

É indiscutível que a evolução dos sistemas de tecnologia da informação trouxe avanços na qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS. “Ainda temos muito trabalho pela frente. É por isso que a Duosystem está em constante transformação e atenta ao que há de mais inovador no mercado para proporcionar a melhor experiência de tecnologia em Saúde”, conclui João Paulo Baptista Campi.

Tecnologia em Saúde: novidades e avanços

A indústria da saúde está passando por uma revolução tecnológica que está transformando a forma como cuidamos da nossa saúde. Com a evolução da tecnologia,

A Revolução da Tecnologia na Saúde

A tecnologia está transformando a maneira como cuidamos da nossa saúde, trazendo inovações e soluções que impactam positivamente a vida de milhões de pessoas ao