Saiba mais sobre os desafios e avanços do metaverso na área da saúde

A previsão do mercado é que apareçam cada vez mais, empresas como a Duo, que mergulhem neste universo crescentemente mais virtual.

O metaverso é um assunto de ampla discussão quando falamos nas inovações ligadas à área de tecnologia. Muitas companhias já estão investindo em aplicações utilizando este conceito, demonstrando oportunidades enormes de crescimento e evolução. A previsão do mercado é que apareçam cada vez mais, startups que mergulhem neste universo crescentemente mais virtual.

E na área da saúde, os avanços não serão diferentes. Especialmente no período de enfrentamento à pandemia de Covid-19, verificamos o quanto aceleramos os processos e desenvolvimento tecnológicos. A telemedicina, por exemplo, é um advento que veio para ficar. É através de consultas virtuais que o usuário pode ter acesso a um atendimento médico no conforto e segurança de sua residência ou qualquer outro lugar. Mais do que isso, além dos benefícios para os pacientes, o recurso da telemedicina proporciona inúmeras vantagens aos profissionais de saúde. Para os médicos, inclusive, a teleinterconsulta é um dos principais destaques, proporcionando de forma totalmente segura, a troca de informações e opiniões para o auxílio no diagnóstico e terapêutico de cada atendimento.

E é neste sentido, que o metaverso vem trazer ainda mais inovação ao setor de tecnologia em saúde. O futuro será cada vez mais digital e em breve, os consultórios médicos poderão ser virtuais e formados por avatares, apresentando uma evolução ao conceito de telemedicina tradicional. Assim, a visão do paciente no centro ganhará ainda mais força, uma vez que o usuário dos sistemas não precisarão se deslocar para um atendimento e terão todos os seus dados de saúde na palma da mão, através de aplicativos e soluções móveis. Ou seja, mais eficiência e qualidade no atendimento prestado.

Outro fator determinante é a aplicação da realidade virtual no mundo real, como por exemplo, através da obtenção de imagens em 3D, que facilitarão a localização e definição da melhor conduta em determinados procedimentos. Além disso, o metaverso também torna-se um grande aliado ao enfrentamento de problemas de saúde e nos programas de prevenção, já que surge uma nova forma de disseminação das informações,  coleta de padrões de uso, entre outros.

A promessa das healthtechs é o uso da realidade virtual e da inteligência artificial na educação em saúde e no acesso aos serviços de saúde. Algumas áreas como por exemplo, a psicologia e psiquiatria já usam a realidade virtual para o tratamento de fobias e transtornos do pânico.

A partir de agora, está aberta a temporada de surgimento de novas tecnologias e produtos que facilitarão o acesso à saúde, bem como o investimento em healthtechs, que desenvolvam iniciativas ligadas à realidade virtual, inteligência artificial, telemedicina, telessaúde e outras.

A Duosystem está sempre atenta às tendências do mercado e trabalhando continuamente para garantir a melhor experiência de acesso e gestão em saúde. Estamos há 15 anos no mercado, atuando com soluções que contribuem e otimizam a rotina de pacientes, unidades e profissionais de saúde. “Para se ter ideia, um dos principais destaques desenvolvidos pela companhia está ligado ao advento da telemedicina”, destaca o presidente da companhia, João Paulo Baptista Campi. A empresa disponibiliza a Prefeitura de São Paulo, uma plataforma tecnológica de telemedicina, que auxilia no atendimento aos sintomas de Covid-19, além de trazer atualizações sobre a campanha e a carteira de vacinação do paciente. O aplicativo e-saúdeSP disponibiliza um sistema de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

Adicionalmente, a Duosystem também está envolvida em outras estratégias importantes no mercado,  prosseguindo com o fornecimento de sua plataforma pioneira de regulação para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, além de um aplicativo móvel desenvolvido para o estado de São Paulo, que otimiza a entrega de medicamentos nas farmácias aos usuários do SUS.

Se o assunto é inovação, a Duosystem sempre sai na frente. “Seguimos na busca da evolução contínua!”, conclui Campi.

 

Tecnologia em Saúde: novidades e avanços

A indústria da saúde está passando por uma revolução tecnológica que está transformando a forma como cuidamos da nossa saúde. Com a evolução da tecnologia,

A Revolução da Tecnologia na Saúde

A tecnologia está transformando a maneira como cuidamos da nossa saúde, trazendo inovações e soluções que impactam positivamente a vida de milhões de pessoas ao