(Português) Duosystem lança a plataforma de teletriagem e telemedicina “Acessa+”

Comunicados de Prensa . 14 . abril . 2020 . Escrito por: Marketing
(Português) Serviço de teletriagem e telemedicina, apresentado pela empresa paulistana Duosystem, tem potencial para reduzir superlotação nos serviços de saúde, além de conter a transmissão.

(Português) A Duosystem, anuncia o lançamento da plataforma “Acessa+”,  um serviço de teletriagem e telemedicina que utiliza algoritmo para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O modelo foi desenvolvido pela empresa paulistana especializada em inteligência e inovação em saúde, que já atua nos sistemas de regulação médica dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Neste momento, dois estados brasileiros estão em fase de avaliação final para utilização da plataforma.

O sistema tem como objetivo proporcionar maior eficiência na identificação de casos leves e mais graves, encaminhando pessoas com quadros de febre, tosse e desconforto respiratório imediatamente para um serviço de saúde, que já terá em mãos as informações sobre o quadro relatado pelo paciente.

Por meio de uma plataforma digital, disponível por meio de aplicativo e web, o paciente responde a um questionário de múltipla escolha sobre sinais e sintomas. Caso o algoritmo, com base nos critérios estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Ministério, identifique um quadro simples, mas suspeito de Covid-19, orientará o usuário a permanecer em isolamento domiciliar. A plataforma também pode se integrar ao sistema de regulação dos estados e municípios.

“O algoritmo analisa o quadro descrito e emite orientação, podendo encaminhar o paciente a uma unidade de referência se identificar que o quadro pode ser grave”, afirma o médico e diretor-presidente da Duosystem, João Paulo Baptista Campi.

Ele explica que quando o paciente é encaminhado para uma unidade de saúde, o serviço também recebe a informação, juntamente com o quadro de saúde da pessoa.

A plataforma também dispõe de um “Observatório Coronavírus”, que traz indicadores e relatórios sobre as informações coletadas, o que pode ser usada como ferramentas para análise e decisões dos gestores de saúde.

Além disso, o sistema também pode ser usado por farmácias e unidades de saúde públicas e privadas. A farmácia, ao receber pacientes com ou sem sintomas de coronavírus, utiliza a plataforma de triagem, encaminha ao algoritmo que analisa as respostas e direciona para avaliação dos médicos, que indicarão de forma individualizada, a melhor conduta clínica para cada caso. As orientações podem reunir o direcionamento ao isolamento domiciliar ou encaminhamento a unidade de referência, prescrever receita, além de indicar a necessidade de coleta de exame, que poderá ser feita na própria farmácia.

O aplicativo fornecido aos gestores de saúde possui foco no cidadão e permite a obtenção de informação orientativa e oficial pelo streaming de vídeo da plataforma, que é totalmente preparada para receber conteúdo por esfera governamental. A ferramenta também gera indicadores de gestão e relatórios situacionais com base nos dados obtidos durante todo o processo de tratamento do paciente, permitindo que o gestor reorganize a rede referenciada, conforme a demanda e customize as orientações e condutas sugeridas conforme seus próprios protocolos. Atualmente, a plataforma está parametrizada, seguindo as diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Tendo em vista a pandemia do novo coronavírus, a plataforma pioneira da Duosystem contribui efetivamente na redução da superlotação prevista para as unidades de saúde. “Nossa solução foi criada com o intuito de melhorar a atenção e o acesso na saúde, atendendo especialmente neste momento de pandemia, a procura desnecessária por um serviço de saúde e a exposição nestes locais, onde existe a provável circulação do coronavírus e de  doenças e infecções que podem ser contraídas principalmente pelo público vulnerável, como idosos, portadores de doenças crônicas e outros”, acrescenta João Paulo Baptista Campi.

O nosso objetivo é contribuir diretamente no atendimento humanizado à população, por meio de um projeto inovador que utiliza a inteligência artificial para organizar as informações dos pacientes, prestar tratamento adequado e direcionar à unidade de referência. “Para a Duosystem, é motivo de orgulho e satisfação, prestar serviço de qualidade e eficiente com soluções de tecnologia na palma da mão do usuário, contribuindo assim, para o fortalecimento da saúde”, conclui João Paulo.