(Português) Plataforma da Duosystem possibilita a unificação entre o CRE Goiás e a Central de Rio Verde em um único sistema

Comunicados de Prensa . 24 . junio . 2019 . Escrito por: Marketing
(Português) Parceria já representa um acréscimo de 94% no número de fichas atendidas em 28 municípios das regiões Sudoeste I e II em Rio Verde.

(Português) A Duosystem, empresa especializada em inteligência e inovação em saúde, desenvolveu uma plataforma tecnológica operacional para o Complexo Regulador Estadual (CRE) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. O Sistema Estadual de Vagas Integradas à Rede (SERVIR), gerido pelo Instituto de Gestão por Resultados (IGPR) permite o apoio, suporte e gerenciamento da operacionalização de ações de regulação do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), executadas pelo CRE.

A utilização da tecnologia da informação nos serviços de saúde pública tem demonstrado resultados exitosos em Goiás. Recentemente, por exemplo, o CRE e a Central de Regulação da macrorregião de Rio Verde unificaram o processo de regulação de urgência em uma única plataforma tecnológica, voltada para os 28 municípios que compõem a região. Em apenas uma semana desde a implementação do novo sistema, já foi constatado um acréscimo de 94% no número de fichas reguladas e pacientes atendidos na região. Na primeira fase, a regulação contempla as vagas de urgência para pacientes das regiões Sudoeste I e II e em breve, será expandida para vagas de leitos, cirurgias eletivas e ofertas ambulatoriais.

A regulação de um paciente do Sudoeste goiano passa primeiramente pela Central de Regulação de Rio Verde, conforme preconiza a pactuação regional estabelecida pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Estado de Goiás. Se a busca de recursos feita pela Central de Regulação de Rio Verde não localizar o recurso necessário para o melhor atendimento ao paciente, a Central de Regulação Estadual é acionada para tentar localizar vagas disponíveis nas demais áreas do Estado e garantir o acesso e atendimento ao cidadão. A integração e comunicação entre as centrais e unidades permite a otimização e melhor tomada de decisão dos recursos locais disponíveis, através de um sistema tecnológico inovador criado pela Duosystem.

A mudança proporcionou benefícios significativos para a região de Rio Verde, garantindo mais transparência e clareza no processo de regulação de urgência. Em uma única plataforma, as informações são apresentadas em tempo real, permitindo que os reguladores monitorem as informações dos pacientes, como por exemplo, o tempo de abertura da ficha e a efetiva transferência e/ou internação do paciente. “Com a utilização da nova ferramenta, é possível acompanhar as regulações, com suporte 24 horas por telefone ou e-mail”, afirma Leydiane Moreno, gerente operacional do CRE.

A Duosystem também forneceu suporte no processo de capacitação dos profissionais que utilizam o SERVIR. Foram realizados treinamentos para os 18 municípios da região do Sudoeste I, a Central de Regulação de Rio Verde e cinco unidades de saúde locais. A próxima etapa visa capacitar 10 municípios da região do Sudoeste II.

A Duosystem trabalha continuamente no desenvolvimento de produtos inovadores que otimizam as relações na área da saúde. “Desde sua implantação, no final de 2018 até o momento, a solução tecnológica da empresa já intermediou mais de 6.543 regulações de urgência no estado de Goiás”, afirma o presidente da companhia, João Paulo Campi. Já possuímos experiências positivas na informatização de centrais de regulação, como as dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e uma base de dados com mais de 25 milhões de pacientes. “Este é só o começo de uma série de inovações que estamos preparando para o setor. Estamos atentos às iniciativas do mercado para garantir a melhor experiência no acesso e gestão em saúde”, conclui.