(Português) Tecnologia otimiza gestão na “farmácia de alto custo” de Mogi

Comunicados de Prensa . 5 . mayo . 2020 . Escrito por: Marketing
(Português) A Duosystem trabalha continuamente com o desenvolvimento de soluções de tecnologia inovadoras voltadas à Saúde, como o app "Remédio Agora".

(Português) A Duosystem trabalha continuamente com o desenvolvimento de soluções de tecnologia inovadoras voltadas à Saúde. Estamos atuando na linha de frente para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

No estado de São Paulo, foi adotado um novo modelo de atendimento para a prevenção do novo coronavírus nas farmácias de medicamentos especializados (alto custo), unidades estaduais que entregam remédios especializados à população. O “Remédio Agora”, desenvolvido pela Duosystem está atuando diretamente no combate à pandemia. Através da ferramenta, o usuário pode programar a ida à farmácia e, com poucos “cliques”, selecionar os remédios que utiliza, marcando a data e horário viáveis para retirá-los. O advento tecnológico contribui efetivamente para o acompanhamento e melhor gestão das filas, evitando aglomerações, especialmente nesta fase.

Recentemente, a Secretaria de Estado da Saúde definiu medidas para otimizar a gestão e o atendimento que começaram na segunda-feira (4), na Farmácia de Medicamentos Especializados de Mogi das Cruzes, garantindo mais conforto e agilidade na retirada de remédios chamados popularmente “de alto custo”.

Segundo informações da pasta, a unidade estadual atende 16 mil pacientes do Alto Tietê, e a partir desta semana contará o “Remédio Agora”, um aplicativo criado pelo Governo do Estado que permite aos pacientes agendar a data e a hora para retirar seus medicamentos nas farmácias estaduais. Com essa tecnologia, o tempo de permanência na farmácia é de 15 minutos, em média, o que garante conforto ao cidadão e evita aglomerações, contribuindo para a prevenção ao novo coronavírus.

Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Alto Tietê ter o app, que até então só estava disponível nas farmácias estaduais localizadas na cidade de São Paulo, onde ocorreu o piloto (confira mais informações abaixo).

O espaço passou por readequações internas, de forma a melhorar os fluxos para pacientes e colaboradores. A gestão ficará sob responsabilidade da SPDM –  Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, que já possui expertise à frente de outras farmácias estaduais localizadas na capital e em Campinas, entre outros serviços de saúde.

“Trata-se de uma mudança de processo que passa pela comunicação e engajamento do paciente, com vantagens tanto para o cidadão quanto para as equipes das farmácias e a gestão, otimizando a assistência e a saúde pública, de modo geral”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Como usar o “Remédio Agora”

O aplicativo permite aos pacientes agendar a data e a hora para retirar seus medicamentos nas farmácias estaduais.

Foi iniciado como piloto na farmácia instalada no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Maria Zélia, na capital, em agosto de 2019, para posterior expansão em SP.

Com ele, o usuário da Farmácia de Medicamentos Especializados pode programar melhor sua rotina de ida à unidade. Com poucos “cliques”, o paciente seleciona o(s) remédio(s) que utiliza e a data e horário viável para retirá-lo. Ao chegar na farmácia, basta clicar no botão digital “cheguei”, no próprio app, para confirmar a presença.

O “Remédio Agora” permite acesso a uma farmácia por paciente, com a qual ele tem vínculo. Pais ou responsáveis por pacientes também poderão utilizá-lo, desde que tenham autorização formal para representa-los. Possibilita ainda o agendamento da renovação do pedido para obtenção do remédio. Assim, o usuário pode cadastrar a data de retorno à farmácia para apresentar documentos pessoais e receita atualizada, para renovar a solicitação.

Outro avanço é que não é preciso se deslocar até à farmácia para saber se o remédio está disponível. Caso haja indisponibilidade momentânea, o paciente será informado por meio de notificação em até 48h antes da data agendada, e poderá reagendar outra ocasião.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Duosystem, empresa especializada em inteligência e inovação e saúde, oferecendo soluções de gestão, acesso e regulação para clientes públicos ou privados, tendo como foco principal o paciente.

“Para a Duosystem, é um imenso prazer contribuir com soluções de tecnologia inovadoras para o fortalecimento da saúde pública em SP. O app rompe barreiras físicas e proporciona maior cuidado e proximidade com o paciente em apenas um ‘toque’”, declara o presidente da empresa, João Paulo Campi.

O app está disponível na Play Store para instalação em smartphones com sistema Android, e na App Store, para quem utiliza iOS. É necessário ter acesso à internet para utilizá-lo.

Depois de instalar o aplicativo, a pessoa deve fazer seu cadastro com dados pessoais, como número do cartão SUS, data nascimento e e-mail (não é obrigatório). É preciso que o paciente já tenha feito uma primeira retirada na farmácia, pois o cadastro também requer o código do Recibo de Dispensação do Medicamento (número localizado no canto inferior direito do documento entregue na unidade). O cidadão deverá criar uma senha, que é sigilosa e deverá ser guardada para futuros acessos.

O aplicativo arquiva a data do último comparecimento. O agendamento via app deve ser feito em data no intervalo de 30 dias para retorno, com uma margem de até três dias antes e três dias depois, para que o paciente possa manter a regularidade de seu tratamento.