Duosystem apresenta a retrospectiva das conquistas de 2021

Releases . 29 . dezembro . 2021 . Escrito por: Marketing
No ano que marcou a celebração de 15 anos da empresa, é preciso destacar as iniciativas que contribuíram para a transformação digital na saúde.

O ano de 2021 marcou a celebração dos 15 anos da Duosystem e reservou conquistas exitosas para a empresa de tecnologia, especializada em inteligência e inovação em saúde. Acompanhando às tendências do mercado, a companhia se reinventou continuamente com a missão de ofertar soluções tecnológicas para garantir a melhor experiência de acesso e gestão em saúde, especialmente nas medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Um dos principais destaques da companhia está ligado à parceria com a Prefeitura de São Paulo para o desenvolvimento do aplicativo e-saúdeSP, destinado à triagem e orientação dos pacientes com suspeita de Covid-19. A telemedicina revolucionou os modelos de assistência e atendimento à população, trazendo mais eficiência e comodidade, especialmente nas ações de enfrentamento ao coronavírus. Prova disso, é que a capital de São Paulo foi a primeira cidade do país a sancionar uma lei que define a prática de telemedicina de forma permanente. E é através do e-saúdeSP, desenvolvido pela Duosystem, que a população ainda pode ter acesso ao “Passaporte da Vacina”, exigido para acesso a eventos na capital com mais de 500 pessoas. Desde a sua implantação, em junho de 2020, a ferramenta já ultrapassou a marca de 6,5 milhões de acessos, 1,4 milhão de usuários, além de mais de 1,3 milhão de downloads.

Através de nosso portfólio inovador de produtos, prosseguimos com uma de nossas principais expertises, a prestação de serviços de tecnologia destinados ao uso das centrais de regulação de vagas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. “A solução Regula+, permite às unidades de saúde, manterem contato em tempo real com médicos e técnicos das centrais de vagas, agilizando internações e a marcação de consultas e exames. O sistema possibilita ainda o acompanhamento e a regulação de leitos, pré-hospitalar, urgências e ambulatorial, baseados na otimização dos recursos e em protocolos clínicos”, afirma o presidente da empresa, João Paulo Baptista Campi.

Sobre este assunto, especialmente, cabe destacar o desafio de regular leitos SUS na pandemia de Covid-19. A regulação de leitos na rede pública de saúde brasileira ganhou destaque no noticiário à medida em que aumentou a pressão por vagas de enfermaria e UTI (Sistema Único de Saúde) no momento mais crítico da pandemia de COVID-19. As melhorias no sistema de regulação também garantiram mecanismos de transparência na ordenação dos fluxos de acessos e serviços de saúde, sendo possível acompanhar, por exemplo, a posição dos pacientes em “filas” de atendimentos. Os recursos tecnológicos nas centrais de regulação já são parte fundamental no cenário atual, trazendo experiências importantes de saúde a quem mais necessita. Fora a celeridade e controle na busca por vagas, a atuação da tecnologia no processo de regulação também representa papel determinante na preservação da vida, especialmente em tempos de pandemia.

Vale ressaltar ainda, que atuamos na linha de frente, colaborando com as estratégias implantadas pelo Governo do Estado de São Paulo no combate à pandemia. A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo dispõe de um modelo de atendimento para a prevenção de Covid-19 nas farmácias de medicamentos especializados (alto custo), unidades estaduais que entregam remédios especializados à população. Com o aplicativo “Remédio Agora”, desenvolvido através da tecnologia “Medica+” da Duosystem, o usuário pode programar a ida à farmácia e, com poucos “cliques”, selecionar os remédios que utiliza, marcando a data e horário viáveis para retirá-los. O advento tecnológico contribui efetivamente para o acompanhamento e melhor gestão das filas, evitando aglomerações, especialmente nesta fase. Para se ter ideia, o aplicativo atingiu a marca de mais de 179 mil cadastros e 1,7 milhão de agendamentos em 2021.

A segurança da informação foi outro pilar importante em 2021. Prova disso, é que a Duosystem conquistou no último ano, a Certificação ISO/IEC 27001:2013, referência internacional para gestão de sistemas de segurança da informação. O recebimento do selo ISO 27001 atesta que a Duosystem possui alto nível de maturidade em seus processos e que a companhia passa a integrar um seleto grupo de cerca de 130 empresas que, no Brasil, valorizaram, investiram em segurança da informação e se adequaram à esta Norma Internacional. Além disso, também trabalhamos constantemente nas adequações e normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Idealizamos o ‘Comitê de Privacidade e Proteção de Dados’, a ‘Política de Privacidade’, além de treinar 100% de nossos colaboradores, capacitando-os com conceitos e conteúdo da lei. Outro progresso foi a designação do ‘Encarregado de Proteção de Dados’ da empresa, o que garante mais proteção e controle em nossas atividades.

Adeus, 2021! “Esta é uma excelente oportunidade para agradecer e reconhecer o empenho de todos os colaboradores da Duosystem, que não mediram esforços e proporcionaram revoluções significativas ao mercado de TI em Saúde”, conclui Campi. Após um ano de muito trabalho e empenho, é finalmente tempo de contabilizar as conquistas e celebrar os êxitos. A partir de agora, está aberta a oportunidade de desenvolver uma nova lista de objetivos para o ano que já vai começar. Feliz 2022!