Duosystem participa do desenvolvimento do aplicativo e-SaúdeSP

Releases . 24 . agosto . 2020 . Escrito por: Marketing
Apoio da tecnologia auxilia na triagem e orientação dos pacientes com suspeita de Covid-19, proporcionando mais agilidade nos processos e legados do SUS.

A Duosystem, empresa paulistana de tecnologia, especializada em inteligência e inovação em saúde, firmou parceria com a Prefeitura de São Paulo para o lançamento de um aplicativo destinado à triagem e orientação dos pacientes com suspeita de Covid-19. O aplicativo e-saúdeSP disponibiliza um sistema de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

No período de enfrentamento à pandemia do coronavírus, o app está configurado com os protocolos clínicos da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para atendimento de cidadãos com sinais e sintomas da Covid-19, possibilitando a melhor orientação para o quadro de saúde de cada cidadão. A aplicação facilita o acesso às consultas médicas, diminuindo a aglomeração da população em unidades de saúde.

Entre algumas das principais funcionalidades da solução, cabe destacar a Teletriagem @covid, caracterizada pelo acolhimento aos pacientes com dúvidas ou sintomas da Covid-19. Pela solução, o usuário terá acesso a um questionário para a avaliação de sintomas, onde as respostas serão analisadas por médicos e enfermeiros. O munícipe recebe de volta um relatório sobre a sua situação acompanhado das orientações necessárias, como por exemplo, o encaminhamento para uma teleconsulta ou uma Unidade Básica de Saúde.

No procedimento de teleconsulta, o paciente será atendido remotamente por um médico ou enfermeiro e poderá receber orientações complementares, como por exemplo, uma receita médica (enviada diretamente pela plataforma) ou ser encaminhado a uma unidade de emergência. A central da @covid monitora a trajetória do usuário até a unidade. Adicionalmente, o aplicativo ainda é composto por um campo destinado ao Histórico Médico, onde paciente e o profissional de saúde têm acesso ao histórico de passagens pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas realizadas e receitas emitidas nos equipamentos de saúde. Mais agilidade e praticidade no atendimento à população. No ícone “Minha Saúde”, o paciente insere dados sobre medicamentos, doenças crônicas, alergias, pressão arterial e outros. O objetivo é empoderar o paciente e estimular a participação ativa do munícipe em seu autocuidado. Para acessar, basta fazer o cadastro e criar uma senha.

A plataforma está disponível para dispositivos Android e em versão web e tem potencial para aumentar a escala de atendimento do gestor de saúde, de forma segura, através da instrumentalização da telemedicina, além de apresentar diversas vantagens através da integração dos dados para os profissionais de saúde e médicos. “A utilização do advento tecnológico criado pela Duosystem, visa estabelecer um novo modelo integrador de informações, que prepare o município de São Paulo para a utilização de metodologias inovadoras de trabalho e a otimização dos recursos disponíveis”, declara o presidente da empresa, João Paulo Campi.

Especialmente durante a pandemia do novo coronavírus, a telemedicina possibilita a emissão de orientações ao paciente, encaminhamento às unidades e/ou especialidades de referência e solicitação de exames de diagnóstico, por meio de um algoritmo de apoio ao diagnóstico e conduta médica. “Através do recurso disponibilizado por aplicativos ou plataformas “web-based”, o usuário gerencia informações de saúde na palma da mão, realiza o agendamento e cancelamento de procedimentos, interage com os profissionais de saúde, além de participar de linhas de cuidado”, declara Campi.

A utilização de recursos inteligentes, tem permitido oferecer um atendimento mais efetivo, ágil e de qualidade à população. Vale destacar que a Duosystem já atua nos sistemas de acesso e gestão da regulação dos estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, além de ser responsável pela criação de um aplicativo inédito para agendar a retirada de medicamentos nas farmácias estaduais de alto custo de São Paulo e parceira do Governo de São Paulo no desenvolvimento de uma plataforma tecnológica para a triagem de voluntários para testes da vacina contra Covid-19.

O objetivo da Duosystem é contribuir diretamente no atendimento humanizado à população, por meio de um projeto inovador, que rompe barreiras físicas. “Para nós, é motivo de satisfação, desenvolver soluções de tecnologias inovadoras, contribuindo assim, para o fortalecimento da saúde no Brasil”, conclui João Paulo Campi.