Já ouviu falar em UX? Saiba como esse conceito é importante no setor da Saúde

Releases . 30 . outubro . 2019 . Escrito por: Marketing
Experiência do usuário é o conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço, cujo resultado gera uma percepção positiva ou negativa.

Experiência do usuário, do inglês “User Experience (UX)” é o conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço, cujo resultado gera uma percepção positiva ou negativa.

No setor da Saúde, uma das principais solicitações dos pacientes gira em torno da experiência que eles possuem nos consultórios e unidades de saúde.

Atualmente, a satisfação do paciente vai além da solução do problema, mas passa por toda jornada do processo de atendimento. Nesta concepção, a utilização da tecnologia da informação e dos recursos digitais são instrumentos essenciais para elevar o nível de satisfação dos usuários dos sistemas de Saúde.

Cabe destacar que o ponto principal para se obter uma boa experiência em UX é a integração dos sistemas envolvidos nas interações com o cliente. Nem sempre é um trabalho simples, pois envolve o desenvolvimento de tarefas de adequação de diferentes linguagens de programação, utilização de arquiteturas distintas e diversos protocolos e meios de comunicação. A utilização da solução Enterprise Integration Patterns (EIP) – padrões e algoritmos para a integração de sistemas, permite a realização desta transformação, conversão e tradução de dados e protocolos, para que os sistemas interajam e contribuam para uma melhor experiência.

Seguindo este modelo de “padrões e algoritmos” no setor da Saúde, as ferramentas clínicas de atenção ao paciente, como o prontuário eletrônico, nasceram com a missão de facilitar este processo. Os instrumentos são capazes de garantir mais agilidade e dar suporte aos médicos na decisão clínica, atendendo aos requisitos do UX e permitindo o cruzamento de informações.

É indiscutível que a modernização dos procedimentos só cumpre seu propósito se consegue melhorar a experiência de todos os envolvidos no processo, como os pacientes, médicos e gestores. O primeiro passo é garantir que a experiência do usuário (UX) sempre seja a melhor possível e que ele se sinta amparado em um importante momento de sua vida.

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