Saiba como o apoio da TI pode aumentar a eficiência no setor de saúde

Releases . 3 . dezembro . 2019 . Escrito por: Marketing
Presidente da Duosystem, João Paulo Baptista Campi afirma que a empresa registrou um balanço positivo na intermediação de regulações em São Paulo durante o mês de novembro.

A presença das inovações tecnológicas na área da saúde tem permitido, agilizar e proporcionar mais inteligência nos sistemas de saúde, explica João Paulo Baptista Campi, presidente da Duosystem. O setor tem investido continuamente no desenvolvimento de estratégias inovadoras para garantir a melhor experiência de acesso aos usuários. A modernização dos sistemas apresenta ganhos de produtividade significativos. “De um lado, o acesso mais rápido, próximo e resolutivo e de outro, uma gestão que apresenta correta alocação e utilização dos recursos, qualidade no serviço prestado e consequentemente, melhores resultados”, acrescenta João Paulo Baptista Campi.

A Duosystem, empresa de tecnologia, especializada em inteligência e inovação em saúde, é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma pioneira usada atualmente por centrais de vagas do SUS, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em São Paulo, o sistema tecnológico da empresa auxilia rotineiramente as unidades de saúde na melhor tomada de decisão e na distribuição e utilização dos recursos disponíveis, permitindo o acompanhamento e a regulação de consultas, exames e procedimentos ambulatoriais, além de urgências e leitos, através da Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), serviço que operacionaliza as ações de regulação da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Para se ter uma ideia, o apoio da TI no processo de regulação em São Paulo, permitiu o registro de um balanço positivo de produtividade ao longo do mês de novembro de 2019. Durante este período, a utilização da plataforma da Duosystem possibilitou a intermediação do agendamento de mais de 967 mil consultas, 641 mil exames e procedimentos, além de 62 mil regulações de urgência e 105,1 mil internações. Cabe destacar que em novembro de 2019, também houve um crescimento de 10% nos agendamentos ambulatoriais e 28,7% nas regulações de urgência, em comparação ao mesmo mês no exercício de 2018.

A plataforma tecnológica da Duosystem permite às unidades de saúde, manterem contato em tempo real com médicos e técnicos das centrais de vagas, agilizando internações e a marcação de consultas e exames, por exemplo. “As informações geradas no sistema garantem a produção de relatórios, que proporcionam ao gestor, a melhor tomada de decisão na distribuição dos recursos disponíveis”, explica o presidente da empresa.

Os avanços viabilizados pelos sistemas de regulação também garantem mecanismos de transparência na ordenação dos fluxos de acessos e serviços de saúde, sendo possível acompanhar, por exemplo, a posição dos pacientes em filas de atendimentos.

A modernização dos sistemas de tecnologia de informação no setor da Saúde proporciona avanços significativos na gestão dos recursos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). “A informatização garante mais eficiência na gestão, controle e qualidade no atendimento prestado ao cidadão”. declara o presidente da Duosystem, João Paulo Baptista Campi.