Utilização de tecnologia dispara regulações de urgência no SUS do MS

Somente em 2018, a plataforma da Duosystem permitiu a intermediação de mais de 75,3 mil atendimentos, ante, 9,4 mil registrados durante todo o ano de 2016.

Duosystem, empresa de tecnologia especializada em inteligência e inovação em saúde, informatizou a central de regulação do SUS no Mato Grosso do Sul, o que fez disparar o registro de solicitações de transferências inter-hospitalares para o atendimento de urgência.

Somente no ano de 2018, a plataforma tecnológica da Duosystem permitiu a intermediação de mais de 75,3 mil atendimentos, ante, 9,4 mil registrados durante todo o ano de 2016, quando a regulação era operada via telefone e fax. Vale lembrar que em 2017, quando o sistema da Duosystem foi implantado, foram registradas 38 mil regulações pelo Complexo Regulador Estadual (CORE) de Mato Grosso do Sul.

O fornecimento da tecnologia Duosystem ao CORE se dá mediante celebração de contrato com o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde – IABAS, Organização Social de Saúde responsável por gerenciar o Complexo Regulador. “A informatização proporciona a melhor gestão e tomada de decisão na distribuição dos recursos disponíveis, além de maior controle e qualidade no atendimento prestado ao cidadão”, destaca o diretor-presidente da companhia, João Paulo Baptista Campi.

Cabe destacar que a Duosystem já possui experiência exitosa na informatização da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS, em São Paulo. Somente no ano de 2018, a plataforma da Duosystem foi utilizada para intermediar a marcação de 10,3 milhões de consultas médicas e 6,9 milhões de exames/procedimentos, além de mais de 524,8 mil regulações de urgência e emergência no estado de São Paulo.

Além disso, a companhia acaba de celebrar contrato para implantar suas tecnologias e softwares voltados à regulação, no Complexo Regulador Estadual (CRE) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. “A solução permite o apoio, suporte e gerenciamento da operacionalização de ações de regulação do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), inicialmente para o atendimento de urgência, executado pelo CRE-GO”, acrescenta Jair Francisco Pó, vice-presidente da empresa.

“A Duosystem passa por um processo de transformação, trabalhando com metodologias ágeis e transparentes. A companhia possui como objetivo, levar soluções de inteligência e inovação em saúde, para outros estados e municípios brasileiros e ao setor privado, além de uma estratégia voltada para a internacionalização”, conclui o CEO da companhia, Denilson Mascarenhas.​

Tecnologia em Saúde: novidades e avanços

A indústria da saúde está passando por uma revolução tecnológica que está transformando a forma como cuidamos da nossa saúde. Com a evolução da tecnologia,

A Revolução da Tecnologia na Saúde

A tecnologia está transformando a maneira como cuidamos da nossa saúde, trazendo inovações e soluções que impactam positivamente a vida de milhões de pessoas ao