A presença dos mecanismos e dispositivos tecnológicos como a Inteligência Artificial já é uma realidade na Saúde. Saiba mais sobre o tema.
A presença dos mecanismos e dispositivos tecnológicos como a Inteligência Artificial já é uma realidade no setor da Saúde. “O mercado vem se atualizando continuamente e apresentando novos recursos, para otimizar as relações, reduzir custos e melhorar o processo como um todo”, afirma Jair Francisco Pó, vice-presidente da Duosystem, empresa de tecnologia, especializada em inteligência e inovação em Saúde.
A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da Ciência da Computação, que se baseia na ideia de fazer com que os computadores possam “pensar” exatamente como os humanos, elaborando análises, raciocínios, para obter respostas em diversas situações. Mais do que isso, a grande contribuição deste mecanismo tecnológico é a de auxiliar profissionais na solução dos problemas e potencializar pesquisas com mais agilidade e precisão.
No setor da Saúde, a utilização da Inteligência artificial como apoio à rotina dos consultórios, hospitais e unidades de atendimento vem demonstrando inúmeros benefícios. “Neste conceito, o recurso tecnológico possibilita o aprimoramento de toda a jornada assistencial do paciente, desde a automatização de diagnósticos até a realização de cirurgias com o uso de robôs, por exemplo”, acrescenta João Paulo Baptista Campi, presidente da Duosystem.
As facilidades proporcionadas através da inteligência artificial vão além dos processos operacionais. Um dos recursos de destaque é o registro eletrônico de prontuários médicos. Através desta ferramenta, as informações do paciente são consolidadas e proporcionam aos gestores, mais facilidade na tomada de decisão, além de garantir praticidade e agilidade em todo o processo.
Podemos citar ainda, a assistência automatizada do fluxo de trabalho e a utilização de assistentes virtuais no atendimento aos pacientes, entre outros artifícios deste mecanismo.
Aliar a utilização da inteligência artificial a expertise médica é um fator determinante para garantir o sucesso da experiência do paciente e um atendimento personalizado voltado ao cidadão. “Os mecanismos tecnológicos garantem uma atuação de forma preditiva, auxiliando no diagnóstico correto do paciente e proporcionando resolutividade no processo”, afirma o médico e vice-presidente da Duosystem, Jair Francisco Pó.
Mais do que isso, o desenvolvimento de soluções inteligentes e interativas permeiam por toda a área de atuação dos profissionais de saúde, mas tratam principalmente de uma assistência voltada ao aumento de produtividade. “O uso de big data e das redes neurais, por exemplo, podem auxiliar os gestores no controle sobre o mapa de leitos hospitalares disponíveis, além do consumo de materiais e suprimentos das áreas administrativas”, esclarece João Paulo Baptista Campi. A inteligência artificial consegue otimizar a análise destes itens, permitindo que a equipe possa se dedicar a outros atendimentos, que necessitem da colaboração humana. Outra vantagem é relacionada à área financeira. A inteligência dos sistemas permite uma detecção mais assertiva em fraudes na área da saúde, através da análise de compatibilidade entre os procedimentos e custos com materiais, equipamentos e profissionais, por exemplo.
É indiscutível que o apoio de mecanismos tecnológicos não substitui a experiência humana, mas é preciso estar atento às inovações. “A presença da inteligência artificial proporciona uma revolução no atendimento e prestação dos serviços de saúde aos pacientes. É preciso adequar-se às tendências atuais, para o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades do setor. Este é só o começo de uma séria de inovações que estão por vir”, conclui Jair Francisco Pó.