App “Remédio Agora” auxilia como medida na prevenção do Coronavírus

Governo do Estado de São Paulo adota uma série de medidas de prevenção. Entre elas, a utilização do Remédio Agora no enfrentamento da pandemia de Coronavírus.

A Secretaria de Estado da Saúde anuncia nesta quarta-feira (18) um novo modelo de atendimento para a prevenção do novo coronavírus nas farmácias “de alto custo”, unidades estaduais que entregam remédios especializados à população. As medidas valem para as 39 farmácias de dispensação de medicamentos especializados do Estado a partir desta segunda-feira (23).

As farmácias vão aprimorar os agendamentos para melhor gestão das filas, evitando aglomerações, de forma que a quantidade de pessoas dentro da unidade seja reduzida em 25% ou mais. Para as unidades que já utilizam o aplicativo “Remédio Agora”, o objetivo é que o sistema seja adotado para todos os seus pacientes. O  “Remédio Agora”, é um aplicativo inédito desenvolvido pela Duosystem e destinado ao uso do Governo de São Paulo. Lançado em setembro de 2019 pelo Governo do Estado, permite aos pacientes agendar data e hora para retirar medicamentos nas farmácias de alto custo. Na capital, já está disponível na unidade do Maria Zélia, Várzea do Carmo e Vila Mariana, com tempo médio de atendimento em até 20 minutos.

O usuário pode programar a ida à farmácia e, com poucos “cliques”, selecionar os remédios que utiliza e marcar data e horário viáveis para retirá-los. Ao chegar na farmácia, basta clicar no botão digital “cheguei”, no próprio app, para confirmar a presença. Também é possível fazer a confirmação por meio de totens nas próprias farmácias.

Também é possível agendar a renovação do pedido para obtenção do remédio. Assim, o usuário consegue cadastrar a data de retorno à farmácia para apresentar documentos pessoais, exames e receita atualizada para a nova solicitação.

Para a Duosystem, é um imenso prazer contribuir com soluções de tecnologia inovadoras para o fortalecimento da saúde pública em SP. “O app rompe barreiras físicas e proporciona maior cuidado e proximidade com o paciente em apenas um toque. Especialmente no momento atual, o objetivo é melhorar a atenção e o acesso na saúde, atendendo a procura desnecessária por um serviço de saúde e a exposição nestes locais”, declara o presidente da empresa, João Paulo Baptista Campi.

Além disso, o Governo de SP adota outras medidas e amplia o suprimento nas farmácias de alto custo para proteger pacientes vulneráveis ao coronavírus. As ações incluem a entrega de medicamentos para até três meses de consumo para os pacientes, a prorrogação automática das solicitações e intensificação da limpeza desses locais. Para os pacientes que já estão em atendimento, serão fornecidos remédios em quantidade para tratamento por até três meses, de acordo com os estoques disponíveis, ampliando em até 60 dias o período convencional, que prevê entregas a mensais.

Medicamentos de controle especial, como psicotrópicos para tratamento de Parkinson, por exemplo, poderão ser dispensados para mais de 30 dias conforme o limite apresentado na Portaria 344 de 12 de maio de 1998 do Ministério da Saúde.

Os pacientes que retiram seus medicamentos de alto custo nas farmácias também não precisarão apresentar presencialmente a documentação para a renovação do atendimento, que será prorrogado de forma automática para os próximos três meses. Dessa forma, os pacientes podem evitar idas ao médico apenas para a obtenção de novas receitas e também não precisarão se deslocar mais uma vez à unidade.

Também para reduzir o fluxo, será permitida entrada de um acompanhante apenas para casos estritamente necessários. O atendimento prioritário para idosos e gestantes segue normalmente.

As medidas serão adotadas pelos locais de dispensação de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e pelos Núcleos de Assistência Farmacêutica e Farmácias de Demandas Judiciais e Administrativas dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS), e levarão em conta a disponibilidade em estoque, que será reforçado.

Ações de higiene e limpeza nas unidades também serão intensificadas para a prevenção da COVID-19. A frequência será ampliada, além da disponibilização de álcool gel em pontos estratégicos. O uso de máscara é recomendado apenas para pacientes e funcionários que apresentarem qualquer um dos sintomas de gripe ou resfriado, como tosse e espirro. Também será estimulado que cada paciente utilize sua própria caneta para a assinatura dos recibos de recebimento.

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