Recurso tecnológico desenvolvido pela empresa de tecnologia, Duosystem, facilita o agendamento da retirada de medicamentos de alto custo em São Paulo.
O aplicativo móvel “Remédio Agora”, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo no segundo semestre de 2019, faz parte de uma série de medidas adotadas pela pasta, para otimizar a gestão e o atendimento aos cidadãos durante a pandemia de Covid-19. A ferramenta, desenvolvida através da tecnologia Medica+ da Duosystem, empresa especializada em inteligência e inovação em saúde, que também é responsável pela plataforma informatizada da central de vagas do SUS no Estado, permite aos pacientes agendarem a data e a hora para retirarem seus medicamentos farmácias estaduais de medicamentos de alto custo de São Paulo.
Expandindo a estratégia de implantação definida pelo Governo, o aplicativo foi disponibilizado desde o dia 06 de julho, na Farmácia de Medicamentos Especializados de Ribeirão Preto. A expectativa é atender mais de 28 mil pacientes da região. Com essa tecnologia, o tempo de permanência na farmácia é de 15 minutos, em média, o que garante conforto e agilidade ao cidadão, evita aglomerações, contribuindo para a prevenção ao novo coronavírus.
O “Remédio Agora” já bateu a marca de 80 mil usuários e 260 mil agendamentos em junho. Para as unidades que já utilizam o aplicativo, o objetivo é que o sistema seja adotado para todos os seus pacientes. Na capital, já está disponível nas farmácias Maria Zélia, Várzea do Carmo e Vila Mariana, além das farmácias recém implantadas de Mogi das Cruzes e de Campinas.
O usuário pode programar a ida à farmácia e, com poucos “cliques”, selecionar os remédios que utiliza e marcar data e horário viáveis para retirá-los. Ao chegar na farmácia, basta clicar no botão digital “cheguei”, no próprio app, para confirmar a presença. Também é possível fazer a confirmação por meio de totens nas próprias farmácias.
Também é possível agendar a renovação do pedido para obtenção do remédio. Assim, o usuário consegue cadastrar a data de retorno à farmácia para apresentar documentos pessoais, exames e receita atualizada para a nova solicitação.
“O app rompe barreiras físicas e proporciona maior cuidado e proximidade com o paciente em apenas um toque. Especialmente no cenário atual, o objetivo é melhorar a atenção e o acesso na saúde, atendendo a procura desnecessária por um serviço de saúde e a exposição nestes locais. Inovação a serviço da prevenção e promoção da saúde”, declara o presidente da empresa, João Paulo Baptista Campi.
Como usar o “Remédio Agora”
O aplicativo permite aos pacientes agendar a data e a hora para retirar seus medicamentos nas farmácias estaduais.
Foi iniciado como piloto na farmácia instalada no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Maria Zélia, na capital, em agosto de 2019, para posterior expansão em SP.
Com ele, o usuário da Farmácia de Medicamentos Especializados pode programar melhor sua rotina de ida à unidade. Com poucos “cliques”, o paciente seleciona o(s) remédio(s) que utiliza e a data e horário viável para retirá-lo. Ao chegar na farmácia, basta clicar no botão digital “cheguei”, no próprio app, para confirmar a presença.
O “Remédio Agora” permite acesso a uma farmácia por paciente, com a qual ele tem vínculo. Pais ou responsáveis por pacientes também poderão utilizá-lo, desde que tenham autorização formal para representa-los. Possibilita ainda o agendamento da renovação do pedido para obtenção do remédio. Assim, o usuário pode cadastrar a data de retorno à farmácia para apresentar documentos pessoais e receita atualizada, para renovar a solicitação.
Outro avanço é que não é preciso se deslocar até à farmácia para saber se o remédio está disponível. Caso haja indisponibilidade momentânea, o paciente será informado por meio de notificação em até 48h antes da data agendada, e poderá reagendar outra ocasião.
O app está disponível na Play Store para instalação em smartphones com sistema Android, e na App Store, para quem utiliza iOS. É necessário ter acesso à internet para utilizá-lo.
Depois de instalar o aplicativo, a pessoa deve fazer seu cadastro com dados pessoais, como número do cartão SUS, data nascimento e e-mail (não é obrigatório). É preciso que o paciente já tenha feito uma primeira retirada na farmácia, pois o cadastro também requer o código do Recibo de Dispensação do Medicamento (número localizado no canto inferior direito do documento entregue na unidade). O cidadão deverá criar uma senha, que é sigilosa e deverá ser guardada para futuros acessos.
O aplicativo arquiva a data do último comparecimento. O agendamento via app deve ser feito em data no intervalo de 30 dias para retorno, com uma margem de até três dias antes e três dias depois, para que o paciente possa manter a regularidade de seu tratamento.