Saiba mais sobre a tendência da tecnologia 5G e os impactos na área da saúde

A implantação da tecnologia 5G no Brasil proporcionará uma grande revolução em todas as áreas e especialmente, na saúde.

A implantação da tecnologia 5G no Brasil proporcionará uma grande revolução em todas as áreas e especialmente, na saúde. A nova tecnologia traz uma série de aplicações que podem ser exploradas em diversos setores de atuação, como por exemplo, na jornada de experiência do paciente, com recursos como a telessaúde e telemedicina.

A expectativa é que o 5G impacte positivamente no setor, com benefícios econômicos e sociais em grande escala, uma vez, que trabalha com uma maior velocidade de conexão entre os dispositivos móveis.

E o que é o 5G?

O 5G é nova geração das redes móveis de telefonia celular e dados e a quinta e mais avançada geração disponível à população. O advento tecnológico vai deixar nossos aparelhos móveis com maior nível de performance, garantindo mais velocidade, estabilidade e mobilidade na palma da mão.

É neste sentido, que as empresas de tecnologia voltadas à área da saúde, como é o caso da Duosystem, já realizam pesquisas e trabalham em inovações que serão otimizadas quando a rede 5G for efetivamente implantada. É no advento da telemedicina, que o avanço será ainda maior, gerando atendimento em áreas de difícil acesso, proporcionando mais eficiência e celeridade nos processos, garantindo assim, a melhor experiência ao paciente.

A Duosystem é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma inovadora de telemedicina para o mercado de saúde. O recurso, especialmente neste momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19, ganhou protagonismo e espaço entre os profissionais e unidades de saúde. “Com a rede 5G, haverá ainda mais facilidade de conexão entre os dispositivos, permitindo maior velocidade de conexão necessária à ferramenta”, afirma o presidente da companhia, João Paulo Campi.

Além disso, a rede 5G proporcionará transformação em áreas como a Internet das Coisas (IOT). Embora o uso de dispositivos móveis já seja possível através das redes existentes atualmente, com a melhor disponibilidade nos canais, a performance conseguirá evoluir e poderá conectar diversos dispositivos, sem que haja interferência na qualidade da conexão. Ou seja, captação de dados e trocas de informações e opiniões médicas, por exemplo, poderão ser realizadas em tempo real. Do ponto de vista do médico, será possível garantir uma melhor base de conhecimento para a adoção das melhores práticas e definição de procedimentos de maneira eficaz e rápida.

A implantação desta nova tecnologia impactará efetivamente na melhora da experiência do paciente. Com a presença dos adventos tecnológicos, como o uso de wearables, smartwatches e chatbots, os cuidados preventivos e o atendimento personalizado transformarão a relação médico-paciente. Adicionalmente, o 5G se mostra essencial para o avanço da cirurgia robótica, além da realidade virtual e aumentada, uma vez que torna-se fundamental para a realização dos serviços remotos.

É incontestável que os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nossa realidade. Ainda há muito por vir, pois estamos caminhando cada vez mais para um sistema conectado e globalizado. “E é neste segmento, a Duosystem segue acompanhando as evoluções e investe cada vez mais na missão de oferecer tecnologias inteligentes e inovadoras para garantir a melhor experiência de acesso e gestão em saúde”, conclui Campi.

 

 

Tecnologia em Saúde: novidades e avanços

A indústria da saúde está passando por uma revolução tecnológica que está transformando a forma como cuidamos da nossa saúde. Com a evolução da tecnologia,

A Revolução da Tecnologia na Saúde

A tecnologia está transformando a maneira como cuidamos da nossa saúde, trazendo inovações e soluções que impactam positivamente a vida de milhões de pessoas ao