Duosystem intermediará os agendamentos na expansão do “Corujão da Saúde”

A meta é zerar a demanda reprimida por diagnósticos, realizando 117,8 mil exames a em mais dez regiões do território paulista.

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação do programa “Corujão da Saúde” para dez regiões do Estado, passando a cobrir todo o território paulista. A meta é zerar a demanda reprimida por diagnósticos, realizando 117.813 exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Franca, Marília, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Sorocaba. Para isso, a pasta deve contratar serviços privados de saúde interessados em participar do programa, além de ampliar a oferta de atendimentos em serviços estaduais.

O edital de chamamento público para os serviços privados de saúde interessados em participar do programa já foi publicado em Diário Oficial e as propostas deverão ser apresentadas pelas organizações nos próximos dias. Os exames serão realizados em horários alternativos, por meio da parceria com as entidades privadas, bem como da ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual – hospitais e AMEs (Ambulatório Médicos de Especialidades).

Os pacientes serão comunicados sobre data e horários dos exames pela equipe da CROSS (Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde), serviço que operacionaliza as ações de regulação da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. A plataforma operacional inovadora desenvolvida pela Duosystem e utilizada pela CROSS, já está possibilitando os agendamentos dentro do Corujão da Saúde, em suas duas fases iniciais, que contemplou as regiões da Grande São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, respectivamente. A companhia também participará da próxima fase do programa, que visa a expansão para todo o território paulista.

O sistema tecnológico da Duosystem proporciona maior controle, organização e monitoramento dos agendamentos realizados dentro do Corujão da Saúde, registrando números expressivos de regulações através de nossa plataforma. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Grande São Paulo, por exemplo, foi a primeira região a zerar 100% da demanda reprimida pelos três tipos de exames. No Vale do Paraíba e na região de Campinas, as mamografias pendentes foram plenamente executadas até 24 de maio e 10 de junho, respectivamente. De modo geral, o programa já atingiu 80% da produtividade nesses locais.

Com a segunda fase do programa, percentual similar foi alcançado nas regiões de Presidente Prudente e Ribeirão Preto. Na Baixada Santista, 89% da fila foi esgotada. Em Bauru, metade da demanda reprimida foi atendida, até o momento. Nas sete regiões, já foram agendados 77,6 mil exames, no total, com 38,4 mil pessoas atendidas. Porém, cabe ressaltar que desde o início do programa, a Secretaria constata um índice médio de 30% de absenteísmo, ou seja, um a cada três pacientes se ausentam na data e horário marcados. Para isso, é importante a colaboração dos pacientes para que compareçam nos agendamentos.

A utilização da tecnologia da informação nos serviços de saúde do estado de SP garante mais inteligência no processo de regulação de urgências e ambulatorial, como exames e consultas. “Para nós, é muito importante contribuir com iniciativas inovadoras para o fortalecimento da saúde pública em SP”, afirma o presidente da Duosystem, João Paulo Baptista Campi. “A tecnologia da empresa auxilia diariamente os órgãos na melhor tomada de decisão e na distribuição de recursos disponíveis para promover assistência de qualidade à população”, conclui.

Tecnologia em Saúde: novidades e avanços

A indústria da saúde está passando por uma revolução tecnológica que está transformando a forma como cuidamos da nossa saúde. Com a evolução da tecnologia,

A Revolução da Tecnologia na Saúde

A tecnologia está transformando a maneira como cuidamos da nossa saúde, trazendo inovações e soluções que impactam positivamente a vida de milhões de pessoas ao