Ferramenta desenvolvida pela Duosystem, já contabilizou 111 mil agendamentos para retirada de medicamentos em farmácias estaduais.
O aplicativo móvel “Remédio Agora”, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo no segundo semestre de 2019, bateu a marca de 50 mil usuários em maio.
A ferramenta, desenvolvida pela Duosystem, empresa de tecnologia na área da saúde, que também é responsável pela plataforma informatizada da central de vagas do SUS no Estado, permite aos pacientes agendarem a data e a hora para retirarem seus medicamentos farmácias estaduais de medicamentos de alto custo de São Paulo.
Desde a implantação do “Remédio Agora”, em agosto de 2019, foram contabilizados mais de 111 mil agendamentos nas unidades.
No momento da pandemia do novo coronavírus, o app é utilizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo como uma das medidas de prevenção da Covid-19. A pasta anunciou recentemente, um novo modelo de atendimento para a prevenção do novo coronavírus nas farmácias “de alto custo”, unidades estaduais que entregam remédios especializados à população. As farmácias aprimoraram os agendamentos para melhor gestão das filas, evitando aglomerações, de forma que a quantidade de pessoas dentro da unidade seja reduzida em 25% ou mais.
Para as unidades que já utilizam o aplicativo “Remédio Agora”, o objetivo é que o sistema seja adotado para todos os seus pacientes. Na capital, já está disponível nas farmácias Maria Zélia, Várzea do Carmo e Vila Mariana, com tempo médio de atendimento em até 20 minutos, além da farmácia de Mogi das Cruzes, onde a solução foi recém-implantada.
O usuário pode programar a ida à farmácia e, com poucos “cliques”, selecionar os remédios que utiliza e marcar data e horário viáveis para retirá-los. Ao chegar na farmácia, basta clicar no botão digital “cheguei”, no próprio app, para confirmar a presença. Também é possível fazer a confirmação por meio de totens nas próprias farmácias.
Também é possível agendar a renovação do pedido para obtenção do remédio. Assim, o usuário consegue cadastrar a data de retorno à farmácia para apresentar documentos pessoais, exames e receita atualizada para a nova solicitação.
“O app rompe barreiras físicas e proporciona maior cuidado e proximidade com o paciente em apenas um toque. Especialmente no momento atual, o objetivo é melhorar a atenção e o acesso na saúde, atendendo a procura desnecessária por um serviço de saúde e a exposição nestes locais”, declara o presidente da empresa, João Paulo Baptista Campi.