Informatização dispara número de regulações no Sistema Único de Saúde do Mato Grosso do Sul

Releases . 16 . julho . 2019 . Escrito por: Marketing
Plataforma tecnológica da Duosystem desenvolvida para a central de vagas do Estado garantiu o registro de 87, 9 mil regulações no 1º semestre de 2019.

A Duosystem, empresa de tecnologia especializada em inteligência e inovação em saúde, desenvolveu uma plataforma operacional pioneira para informatizar o sistema de regulação do SUS no Mato Grosso do Sul, o que fez disparar o número de chamados atendidos.

A primeira fase dos serviços contemplou a implantação do sistema de regulação de urgências no Estado e a segunda etapa, o serviço ambulatorial, como consultas, exames e procedimentos e o de leitos.

Somente no primeiro semestre de 2019, a utilização da tecnologia da informação permitiu intermediar o agendamento de 51 mil regulações ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos), 36,3 mil regulações de urgência e 554 regulações de leitos no estado do Mato Grosso do Sul.

A modernização do sistema possibilitou às unidades de saúde, a melhor tomada de decisão na distribuição dos recursos disponíveis, além de maior controle e qualidade no atendimento prestado ao cidadão. Anteriormente, o serviço era realizado através de fax, recebendo menos da metade de solicitações registradas atualmente, além de garantir uma pequena taxa de resolutividade.

No estado de São Paulo, a plataforma da Duosystem é usada pela central de vagas paulista, para intermediar a marcação anual de 9,4 milhões de consultas médicas, 6,4 milhões de exames, 1 milhão de internações e 421 mil regulações de urgência e emergência. A base de dados é de 25 milhões de pacientes, ou seja, mais da metade da população do Estado.

Os projetos da empresa são gerenciados por equipes de especialistas interdisciplinares capacitadas para utilizarem modernas técnicas e ferramentas de controle de sistemas, garantindo altos níveis de solução e confiabilidade. “A Duosystem passa por um processo de transformação, trabalhando com metodologias ágeis e transparentes. A companhia possui como missão, oferecer tecnologias inteligentes e inovadoras para garantir a melhor experiência de acesso e gestão em saúde”, conclui Campi.