AMEs do Estado de SP utilizam a plataforma tecnológica da Duosystem

Releases . 20 . março . 2019 . Escrito por: Marketing
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e procedimentos e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, garantindo mais agilidade ao diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e procedimentos e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, garantindo mais agilidade ao diagnóstico e tratamento dos pacientes. Atualmente, o Estado conta com 60 AMEs espalhados pela Grande SP, interior, litoral e outros municípios, como por exemplo, os AMEs Maria Zélia, Interlagos, de Amparo, Barretos, Lorena, entre outros.

Os procedimentos ofertados pelos AMEs, como consultas, exames e procedimentos, são referenciados, regulados e agendados através da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), unidade gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS), Serviço Social da Construção Civil do estado de São Paulo (SECONCI), utilizando a plataforma inovadora da Duosystem.

Somente nos AMEs de SP, a plataforma oferecida pela Duosystem foi utilizada nos últimos cinco anos, para intermediar a marcação de 30.5 milhões de consultas e 18.3 milhões de exames e procedimentos. Além disso, o sistema registra uma média mensal de 1 milhão de acessos no módulo ambulatorial no Estado de São Paulo.

A tecnologia da empresa auxilia rotineiramente os órgãos na melhor tomada de decisão na distribuição dos recursos disponíveis, permitindo o acompanhamento do atendimento ambulatorial nos 60 AMEs espalhados pelo Estado, além das outras unidades que disponibilizam recursos no Portal CROSS como, por exemplo, unidades sem fins filantrópicos e participantes do Programa Santa Casa SUStentável.

Cabe lembrar que em toda rede de atendimento do estado de São Paulo, a Duosystem intermedia através de seu sistema, a marcação uma média anual de 10 milhões de consultas médicas, 6,9 milhões de exames, mais de 1 milhão de internações e 524,8 mil regulações de urgência e emergência. A base de dados é de 23,5 milhões de pacientes, ou seja, mais da metade da população do Estado.

Os sistemas web que permitem a visualização da situação da rede assistencial em diversas regiões de saúde e o acompanhamento das regulações em tempo real são elementos imprescindíveis para a definição, acompanhamento, avaliação e controle das metas de produção, proporcionando maior racionalidade ao sistema.

Adicionalmente, a utilização da tecnologia pelos ambulatórios no Estado proporciona um atendimento próximo e acessível ao cidadão. “Nossas tecnologias garantem aos profissionais de saúde e gestores, a operacionalização e o controle do processo de assistência e gestão da central de regulação”, destaca o diretor-presidente da empresa, João Paulo Campi. “A medida auxilia na melhor tomada de decisão, atendendo às necessidades dos pacientes de maneira qualificada e responsável”, acrescenta Jair Pó, diretor-presidente da Duosystem.

“A Duosystem está trabalhando continuamente na adoção de novas estratégias e inovações tecnológicas para otimizar os procedimentos no sistema de regulação pública do Estado de São Paulo”, conclui o CEO da empresa, Denilson Mascarenhas.

Sobre os AMEs

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo e desde 2015, o Governo do Estado tem investido para transformar todas as suas unidades em AME Mais, que são ambulatórios que possuem centro cirúrgico e hospital para pequenas e médias cirurgias. A instalação dos AMEs é definida após avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados. Com atendimento regionalizado, a marcação de consultas nos AMEs é feita pelas Unidades Básicas de Saúde municipais por meio do Portal CROSS, facilitando a escolha do melhor dia e horário para o paciente.

Confira a relação completa dos AMEs em: http://www.portaldenoticias.saude.sp.gov.br/confira-lista-de-ames-de-sp-2/